instalações de gás
De acordo com as características arquitetônicas da edificação e os usos solicitados, o projeto deve estabelecer o modo construtivo mais adequada para a rede de distribuição interna de gás natural, as pressões da rede e os materiais das tubulações.
A escolha do tipo que será construído deve ser feito em função da finalidade do imóvel
(edifícios, casas e comércios) e das características locais.
A tubulação da rede de distribuição interna pode ser instalada das seguintes formas: aparente (imobilizada com elementos de fixação adequados) embutida em paredes ou muros ou enterrada.
Exemplos
Tubulações de gás em Condomínios
Tubulações de gás em prédios
Pompidou
O Centro Georges Pompidou, o qual possui dez andares, sendo três subterrâneos; ocupa uma área de 103,305 m2 , tem 42 metros de altura, 166m de comprimento e 60m de largura.
Entretanto, o Centro Pompidou causa uma enorme polêmica, ja que é um edifício construído com estruturas e tubulações metálicas exteriorizadas e é localizado no centro de Paris, o que o faz ter bastante contraste imediato com a refinada arquitetura francesa.
Como dito, em sua vista externa se pode observar as tubulações funcionais do edifício, tais como as tubulações de água, ar e eletricidade, cada um com uma cor, sendo as azuis de água, as verdes para o ar, as amarelas de eletricidade e as vermelhas para os elevadores.
Seu esqueleto estrutural esta representado na cor branca e é formado por quatorze fileiras metálicas e por fachadas de vigas em cada andar.
Esta estrutura é totalmente visível e por trás dela existem paredes de vidro que espelham a cidade. Há também uma escada rolante externa, indo até o último andar do complexo.
Como característica própria, em certos espaços superiores do prédio só existe a estrutura metálica, não havendo a parede de vidro mencionada, o que sugere a impressão de que a obra ainda esteja em processo de construção.