Corrupção
Não há como falar de corrupção no Brasil sem se pensar em política, certo que não só existe este meio de corrupção, mas nos afeta diretamente e nos assombra de forma sorrateira e que esta integrada em nosso meio é a corrupção política. A corrupção em nosso país esta diretamente relacionada a uma cultura social onde a impunidade sobre os atos praticados prevalecem, tendo assim uma ideologia de que o errado é certo pelo ato contumaz.
A sociedade democrática brasileira em suas regras determina que o ganho pessoal e o benefício próprio alcançado é algo de importância pessoal, e isto é levado muito a sério pelos indivíduos que estão a frente ou buscando uma posição melhor nesta sociedade “democrática”, capitalista, altamente desigual e corrupta. Infelizmente nesta democracia onde quem deveria ter o real poder, influenciar e fiscalizar deveriam ser o povo, em tese esta cultura que o povo que governa através da escolha dos seus representantes é irreal, só, que o modelo político atual é, dos partidos políticos que se juntam e através dos seus mentores e estabelece quem serão estes representantes, não dando oportunidade real ao povo de participar democraticamente, modelo corrupto e blindado onde um representante participe da sociedade comum não tem a oportunidade de ser escolhido, se não for de interesse destes mentores políticos que só vislumbram o poder e subsequente o enriquecimento em sua maior escala ilícito quando a sua função real é o compromisso com o bem social. É o único modelo em que o servidor do povo, o funcionário (neste caso o político) tem a decisão final quanto os interesses do seu patrão que seria as questões benéficas a sociedade, sendo estes indivíduos maculadores da visão nacional, pois utilizam de seus cargos, postos e influencias para provento próprio.
A figura pública já surge corrompida pela cultura nacional onde não beneficiam nada além do que o seu próprio grupo, meros benefícios sociais são jogados a