ACIDENTES GEOGRÁFICOS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
ROSIANE MARTINS DE OLIVEIRA
ACIDENTES GEOGRÁFICOS
FORTALEZA – CE
2014
1.INTRODUÇÃO
Acidentes geográficos são variações no relevo terrestre, e podem ser divididos em duas categorias: acidentes naturais, como lagos, rios, montanhas, vales, serras, etc.; e acidentes artificiais, como casas, cidades, pontes, etc. Portanto, dependendo do ponto de vista, qualquer forma de relevo ou composição estrutural pode ser considerada como um exemplo de acidente geográfico.
2. TIPOS DE ACIDENTES GEOGRÁFICOS
1. NATURAIS
A primeira expressão refere-se aos fenômenos da natureza, como a formação de rios e lagos, a constituição de canyons ou a ocorrência de vulcanismos e terremotos. Os cinco acidentes geográficos básicos são amplamente definidos por classificações para as regiões geográficas. Eles são classificados de acordo com as características físicas, principalmente a forma e a elevação.
Planícies : Planícies são mais comumente habitado de quatro tipos de acidentes geográficos. Eles são simples ou rolamento em forma e são menos de 500 metros acima do nível do mar. Rios e glaciares formam planícies em seu caminho. Rios fazem isso tanto pela erosão terreno elevado para criar ampla, varrendo planícies e depositando o solo ao longo do curso do Rio para construir acidentes geográficos. Planícies são divididas em dois subgrupos. A primeira é planícies interiores, que não em contato com o mar. As grandes planícies dos Estados Unidos são um exemplo das planícies interiores. Planícies costeiras são o segundo tipo e formam ao lado de grandes massas de água salgada. Exemplo no Brasil : Planície Amazônica - Formada por