Corrupção no Brasil : Delineando Características e Aprendendo o seu significado
Legal, Histórica e Cultural.
É importante frisar a necessidade da presença e a conscientização da res pública, para a efetivação das instituições e das leis para a luta contra a corrupção.
A corrupção pode ser compreendida através de estudos de autores e organizações, com como acordos internacionais com propósito de combatê-la:
Glyn, kobrin, Naim (2012) – Para eles o fim da Guerra Fria e o surgimento da economia internacional contribuíram para que os cinco continente se insurgissem contra oferecer e aceitar subornos.
Caiden (1988) – também é reconhecida por caden ao afirmar que desde o surgimento da civilização qualquer pessoa está tentada ao uso do poder público para ganho e vantagens pessoais.
Ramos (1983) – Diz que a corrupção na região latino-americana é produto de suas características culturais, decorrentes de investimentos estrangeiros.
Corrupção: Buscando a compreensão por meio da origem do conceito e de uma perspectiva histórica.
Dicionário da Política elaborada por Bobbio, Gianfranco Pasquino.
"Fenômeno pelo qual um funcionário público é levado a agir de modo diverso dos padrões normativos do sistema, favorecendo interesses particulares em troco de recompensa. Corrupto é, portanto, o comportamento ilegal de quem desempenha um papel na estrutura estatal".
Para melhorar o conhecimento é necessário conhecer a origem, a história da corrupção. A primeira visão moralista sobre a corrupção foi de:
Martins (2008) para ele o significado de corrupção é derivada do termo latim:
Corruption = ruptura das estruturas, a destruição de algo.
Originou-se dos filósofos da Antiga Grécia, que associou a corrupção como o corpo que perde a vitalidade que pode levar a morte. Essa representação também compreende que os entes políticos eram como corpos naturais. O processo de deteriorização desencadeia quando o agente público começa atuar em defesa dos seus