corrupcao
Grande parte da população desconhece as consequências de umvoto que é realizado por trocas de “favores”, como as obras pequenas, festas para as classes menos favorecidas e asfaltamento de bairros carentes. Todos são elementos que não passam de umasimples obrigação do político. Este voto contribuirá para eleger um representante não democrático que não será capaz de suprir as necessidades do país. O Brasil encontra-se entre os cem países maiscorruptos do mundo, e de acordo com estimativas feitas recentemente, são desviados, por alguns deputados e vereadores, bilhões de reais anualmente, dinheiro que deveria ser investido emeducação, saúde e lazer público. Enquanto a população não perceber que o estudo sobre política é necessário para o desenvolvimento da nação, esta só tenderá a regredir, tanto em aspectos econômicosquanto sociais.
O problema em questão, é praticado devido ao mundo capitalista que hoje se vive, no qual o lucro e o consumo são fatores essenciais. Desse modo, o desejo de alguns políticos demostrarem ser melhores devido ao seu poder aquisitivo, torna-os capazes de fazerem uso do dinheiro público para seus próprios interesses.
Rousseau, um importante filósofo, estava certo quandodisse que “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, porque a corrupção não é um ato que todo brasileiro pratica, só acontece entre os que são pobres de conhecimento e opinião e permitem talilegalidade. A população deve exigir um governo mais justo, que propicie melhorias a esta, e que utilizem a verba pública para beneficiar os