Corrosão
Corrosão é todo processo que provoca desgaste de um material, pelo simples contato entre o material e determinado meio. A corrosão ocorre de uma forma simples e espontânea. De acordo com (Gentil;2005), se todos os materiais possuíssem mecanismos protetores, não haveria destruição completa dos materiais metálicos. Com exceção dos metais nobres como o ouro e platina, os demais metais reagem com o oxigênio ou outros componentes do ar. Isto significa que estas formas são as mais estáveis para os metais puros noestado natural e de origem. Sendo assim, pode-se dizer que a corrosão é simplesmente o caminho que a natureza encontrou para retornar os metais puros ao seu estado natural (VILLEGAS, 2005).
PROBLEMAS DA CORROSÃO
A corrosão contempla desde os casos de destruição total do material até simples manchas de superfície que inutilizam o material para uso por razões de ordem estética.
Problemas associados à corrosão são frequentes e ocorrem nas mais variadas atividades, tais como segmentos das indústrias petrolíferas, petroquímicas, navais, da construção civil, automobilística, aérea, médica, entre outras. Os processos de corrosão se manifestam de várias formas, podendo-se citar, principalmente, variações na composição química do material; modificação da geometria da peça; perda ou aumento de massa no material, perdaou aumento da área superficial, podem causar uma aceleração na falha dos materiais ou equipamentos (UHLIG, 1963). Os meios corrosivos podem ser divididos em gasosos(ar, vapores ou gases com composição química variada); líquidos (soluções aquosas eletrolíticas, água, banhos metálicos líquidos); e sólidos (solo) (VILLEGAS, 2010; FURTADO, 1981). Dentre todos os meios de corrosão, existem vários interferentes, como o PH, a temperatura, umidade, atividade biológica, propriedades eletrolíticas, poluição do ar e solo, elementos químicos indesejáveis. (GENTIL, 2005; FURTADO, 1981).
Alguns dos problemas associados à corrosão