Corrosão
Corrosão é a deterioração de um material geralmente metálico. A deterioração representa
alterações
indesejáveis
e
prejudiciais
como
modificações estruturais, desgaste e variações químicas, fazendo com que o material se torne inadequado para o uso.
A corrosão é na maioria das vezes um processo espontâneo e está constantemente transformando materiais metálicos, fazendo com que estes durem menos ou tenham menor desempenho em relação às suas condições iniciais. Ela é freqüente e está presente em diversas atividades, como nas indústrias, em meios de transporte, na medicina, na arte, ou seja, faz parte do nosso dia-a-dia.
Como a corrosão causa estas alterações, obviamente, traz perdas econômicas. E por isso, a importância do estudo deste fenômeno, suas variadas causas, seus mecanismos. Assim, é possível entender como se deve prevenir ou evitar a corrosão, bem como buscar soluções para minimizá-la, com o intuito de evitar os custos com a reposição ou reparo de peças que sofram corrosão.
Neste trabalho serão apresentados três estudos de caso em relação à corrosão, evidenciando como ela está presente tanto em situações do dia-a-dia quanto em situações industriais, trazendo também as possíveis causas e soluções. 2 DESENVOLVIMENTO
Os três estudos de caso que serão abordados neste trabalho serão a corrosão em uma caixa de correio, a corrosão em uma barra de suporte para grelha de uma churrasqueira e a corrosão em tubulação de uma caldeira.
2.1 Corrosão em uma caixa de correio
Pode-se observar na figura 1, uma caixa de correio presa a um gradil de uma casa. O material da caixa é o ferro e esta fica exposta ao meio atmosférico diretamente. Então, o meio corrosivo é o meio atmosférico e a velocidade da corrosão depende da umidade relativa do ar, dos poluentes que se encontram na atmosfera e a higroscopicidade dos produtos que sofreram corrosão.
Figura 1 – Corrosão em caixa de correio (visão geral)
Fonte: