aula tema 03
RA:
Curso: Gestão de logistica – São Bernardo.
Aula-tema 03: Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional
Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?
Algumas empresas não possuem uma visão sistêmica, sendo que esse é o principal foco que ela deve possuir para que a criação de um conhecimento novo seja eficaz.
O fato é que os variados departamentos de uma empresa não se comunicam e não compartilham idéias, e isso de certa forma não trás nenhum benefício, pelo contrário, a partir do momento em que os departamentos são isolados um do outro gera dificuldades.
Existem colaboradores que possuem idéias de inovações que contribuem para a organização, só que a organização não aceita novas mudanças. E também tem o outro lado, em que a organização não capacita seus colaboradores de maneira em que eles possam aprimorar ainda mais seus conhecimentos, aprender novas tecnologias de desenvolvimento para serem aplicados.
Há vários outros fatores em que a empresa enfrenta para a criação do conhecimento novo como:
- a tendência em ter estruturas verticalizadas, complexas e concentradas na hierarquia e burocracia, o que prejudica o trabalho da cultura e clima organizacional, por conta da dificuldade de comunicação e cooperação entre departamentos e colaboradores: “tornando as decisões mais lentas; dificultando a inovação e troca de conhecimentos.” (SANTOS, 2006).
- compartilhamento total do conhecimento no mundo corporativo, pois ele representa poder (numa reunião de departamentos junto à administração da organização) e quando só se há a busca do interesse pessoal.
- o problema em alcançar adequadamente os colaboradores, a fim de promover-se a comunicação e cooperação, quando estão distribuídos em mais de uma base territorial, com limites espaciais que podem gerar falhas e ruídos, inclusive por questões de diversidade entre culturas regionais, o que prejudica mais uma vez, o trabalho voltado ao