Mariana A S de Souza
Serviço Social
Turma 01309
Roteiro de Observação da viagem para São Francisco do Sul
Janaína Gomes Vincki/13201289
Mariana Alonso Silveira de Souza/13204646
Florianópolis
Novembro/2013
1. Introdução
O objetivo deste roteiro é sintetizar o conteúdo adquirido durante a viagem de estudos e contextualizar com o que aprendemos em sala. Acreditamos que a importância em relatar está em exercitar a observação, pois nos leva a perceber os pontos que nos chamaram mais atenção.
2. Observação
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) exerce serviços de proteção social básica para os mais vulneráveis operando juntamente com a família. É chamado de equipamento de assistência social e atua na prevenção da violação, ou seja, por exemplo, antes de acontecer uma violação infantil. O CRAS oferece o PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família), o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e Serviço de proteção social básica a domicilio para pessoas idosas e/ou deficientes. Existem também os Centros de Convivência de idosos que ajudam a estimular a memória através de danças, músicas e atividades descontraídas. Em São Francisco do Sul há quatro CRAS (Unidades: Majorca, Sandra Regina, Rocio Grande e Rocio Pequeno), sendo que três são municipais e não possuem financiamento do governo. O CRAS Majorca alegou que a maior demanda deles é a cesta básica.
Já o CREAS (Centro de Referência Especial de Assistência Social) atua quando já houve a violação e quando há situação de risco pessoal. Os problemas são avaliados através do seu grau de complexidade. Os de média complexidade são aqueles que possuem a convivência familiar mantida, mas os vínculos estão fragilizados. Para esse tipo de violação (seja ela física, psicológica, sexual, abandono) estão disponíveis os Serviços de Proteção e Atendimento à família, Serviços de