Corrosão em armaduras de concreto
Luiz F. de Souza Rocha
Suy-Ane Soares Morais
Sérgio Roberto Junior
Valerry Garcia
CORROSÃO DE ARMADURA DE AÇO DE CONCRETO ARMADO
BELÉM-PA
2011
FACULDADE IDEAL – FACI
Luiz F. de Souza Rocha
Suy-Ane Soares Morais
Sérgio Roberto Júnior
Valerry Garcia
CORROSÃO DE ARMADURA DE AÇO DE CONCRETO ARMADO
BELÉM-PA
2011
1. Sumário
2. Resumo
O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica a respeito da corrosão de armaduras de concreto armado. Num primeiro momento são analisados a eletroquímica envolvida no processo de corrosão, os mecanismos, a origem e as causas deste fenômeno. No capitulo seguinte, são descritos os processos que envolvem a corrosão da estrutura de concreto armado, suas particularidades, suas principais causas, os fatores intervenientes, que aceleram o processo, os meios de se evitar sua ocorrência, bem como os métodos de proteção e recuperação efetivamente eficientes. E finalmente são apresentadas as conclusões a respeito do assunto, destacando a importância de se tratar da durabilidade da estrutura ainda na fase de projeto, onde as melhorias são muito menos onerosas para o cliente e também a importância de entender o caráter eletroquímico da corrosão e como tal tratá-la.
3. Introdução
Desde o início da utilização do concreto armado, nos meados do século XIX, as obras de arte, os edifícios, as represas, entre outras, vem resistindo às mais diversas sobrecargas e ações ambientais.
O concreto chegou a ser considerado durante muito tempo como um material praticamente eterno. Entretanto, nos meados do século XX começou a apresentar manifestações patológicas de significativa intensidade e incidência, sempre acompanhada de elevados custos de recuperação. As