Corrosion
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
FEAU
CURSO: ENGENHARIA QUIMICA
[pic]
CORROSÃO
[pic]
1. CONCEITOS DE CORROSÃO
Corrosão é a deterioração de um material (geralmente metálico) por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, associado ou não a esforços mecânicos. A corrosão é em geral um processo espontâneo, e inverso ao processo Metalúrgico. Quanto ao aspecto energético sabe-se que a obtenção de um metal (exceção aos metais nobres) se faz as custas de uma certa energia fornecida pelos processos metalúrgicos. Nas reações de corrosão esses metais, num nível energético maior, transformam-se novamente em compostos, liberando energia para o meio ambiente.
[pic] Figura 1. Corrosão x processo metalúrgico. Outros materiais estão sujeitos à corrosão, como por exemplo o concreto sob ação do enxofre (sulfato), borracha pelo ozonio (perda de elasticidade), madeira sob ação de ácidos, etc.
1.1.Exemplos onde se dá a Corrosão: - Estruturas metálicas submersas/enterradas (oleodutos, gasodutos, adutoras, cabos de comunicação e energia elétrica, tanques de armazenamento,etc). - Meios de transportes (trens, navios, automóveis, caminhões, ônibus, etc.) - Estruturas metálicas (torres, postes de iluminação, pontes, viadutos, passarelas, etc.).
1.2.Todos os metais estão sujeitos a corrosão - Au / Pt são atacados por àgua Régia - Aço Inoxidável AISI 304 é atacado por ions Cl - Alumínio é atacado por HCL, mercúrio, sais de Mercúrio. - Cobre é atacado por soluções amoniacais.
2. IMPORTÂNCIA DA CORROSÃO A importância da corrosão é dupla. Em primeiro lugar está o aspecto econômico. que compreende a redução das perdas de material que se produz pelo desgaste progressivo ou a ruptura de componentes de máquinas, recepientes,etc. Em segundo lugar a conservação de recursos naturais, cujas reservas mundiais são limitadas (a produção de gusa (obtenção do aço) é obtida com coque e/ou carvão