Química
A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Ao se considerar o emprego de materiais na construção de equipamentos ou instalações é necessário que estes resistam à ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas. A corrosão pode incidir sobre diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, ou não metálicos, como plásticos, cerâmicas ou concreto. A ênfase aqui descrita será sobre a corrosão dos materiais metálicos. Esta corrosão é denominada corrosão metálica. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos deterioração por corrosão:
- Corrosão Eletroquímica
- Corrosão Química
Custo de corrosão para a Sociedade
Corrosão é reconhecida como um dos mais graves problemas das nossas sociedades modernas e as perdas resultantes de cada ano são na casa das centenas de bilhões de dólares. Custos dos estudos de corrosão foram realizados por vários países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália, Kuwait, Alemanha, Finlândia, Suécia, Índia e China. Os estudos vão desde esforços formais e extensivos a esforços informais e modestos. O achado comum desses estudos foi que os custos anuais de corrosão variaram de cerca de 1 a 5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de cada nação.
Um recente relatório descreve os anuais diretos e indiretos custos de corrosão metálica nos Estados Unidos e estratégias preventivas para a gestão de corrosão. O custo direto total da corrosão é estimado em 276 bilião dólares por ano, que é de 3,1 por cento do produto interno bruto de 1998 EUA (PIB). Este custo foi determinado pela análise 26 setores industriais, em que a corrosão se sabe que existe, e extrapolar os resultados para uma