Corros o
Sistema: Fechadura de porta de madeira pintada com tinta óleo de cor branca composta de ferro fundido com camada protetora de cromo.
Localização: Deposito em local úmido e sem abrigo de luz solar.
Observação: Corrosão é uniforme por quase toda peça. Observa-se que quase toda camada protetora de cromo fora removida acarretando a formação de ferrugem.
Mecanismo: Provavelmente o fenômeno da corrosão tenha ocorrido por ação da umidade que forma uma película que pode funcionar como meio eletrolítico fazendo com que haja a formação de uma pilha, pois por ser pressa por pregos de ferro pode ter havido uma formação de pilha com o ferro e a camada de cromo, fazendo com que esta tenha sofrido oxidação onde a camada de umidade funcionasse como meio de troca de elétrons. Também há outros fatores que podem ter agravado a situação. Outro fator pode ser o fato que o contato do ferrolho com envoltório, ambos metálicos, tenha ocasionado a formação de pontos de aeração diferencial com a formação de produto de corrosão. Outro fator que se deve levar em consideração é que também pode ter havido atrito entre as partes que compõe a fechadura havendo retirada de parte da superfície deixando exposta uma parte do ferro fundido que com a presença da umidade tenha formado uma pilha ativa-passiva. Não se elimina a hipótese que todos esses fatores tenham ocorrido simultaneamente acelerando ainda mais o processo de corrosão.
Solução: Abaixamento da umidade relativa do ar com a abertura de uma janela onda poça entrar luz do sol. Já que a peça já está danificada propõe-se que se faça um novo processo que de cromatização tanto na peça quando os pregos. Como não dá para evitar a ausência de atrito entre as partes da fechadura recomenda-se evitar o abrir/fechar desnecessário.
Sistema: Tubo de ferro fundido com revestimento de tinta óleo.
Localização: Tubo exposto ao ar livre, umidade e ao calor. Observação: A corrosão é uniforme e se localiza em apenas alguns