corridas
Desde o início dos tempos, a corrida faz parte da vida e do desenvolvimento da humanidade, primeiramente utilizada pelo homem primitivo como forma de fugir e escapar de algum predador, utilizada também na hora de se conseguir alimento ou de caçar algum animal. Ao passar dos tempos foi se aperfeiçoando, e se transformando assim em um esporte, tendo suas subdivisões e estilos nos dias de hoje.
Sendo de grande importância para o meio esportivo, a corrida traz consigo um grande leque de provas, sendo estas de velocidade, resistência, com barreiras, em ruas ou em pistas.
Hoje possui uma grande quantidade de praticantes, entre eles os que a fazem em parques, praças ou ruas, sendo com caráter de lazer, e tendo uma grande quantidade que a praticam com o teor de esporte de competição, procurando assim elevar seu rendimento cada vez mais na categoria de corrida em que prática.
Entre as provas que envolvem a corrida, está relacionada a Maratona. Está é umas das provas mais antigas, e traz todo seu contexto envolvendo grande parte da história na sua prática e no seu desenvolvimento através dos anos. Portanto, este artigo vem tratar desta modalidade, trazendo em tona sua ênfase a partir das décadas.
Maratona
Maratona é a corrida mais longa do atletismo. São 42,195 km de muito esforço, desgaste, dificuldade e resistência. Historicamente é a última e mais emocionante prova dos Jogos Olímpicos.
A Maratona é disputada desde os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, sendo que o percurso a princípio era de 40 km.
Segundo a lenda, no ano 490 a.C. Pheidippides correu aproximadamente 40 km fazendo o percurso da Planície de Maratona até Atenas, para dar uma boa notícia.
Os persas haviam jurado aos gregos que, caso vencessem a batalha, invadiriam Atenas, violariam suas mulheres e matariam seus filhos.
Temendo tal violência, ficou combinado que as mulheres matariam seus filhos e cometeriam suicídio, caso não tivessem notícias sobre a