corrida
A corrida de estafetas é uma corrida por equipas, constituída por quatro elementos. Cada um deles percorre uma determinada distância, transportando na mão um tubo liso e oco, de madeira ou metal (testemunho), para entregar ao companheiro seguinte. O objectivo dos corredores é transportar o testemunho até à meta, o mais depressa possível.
O aspecto técnico e táctico mais importante da corrida de estafetas é a entrega e recepção do testemunho, o que exige grande coordenação entre os corredores nos diversos percursos. A passagem ou transmissão do testemunho deve ser feita mão a mão e dentro de uma zona marcada na pista.
Objectivo: Finalizar os quatro percursos o mais rapidamente possível, cumprindo o regulamento. Para isso temos de: Correr depressa (e bem); Realizar transmissões eficazes; (já que com boas transmissões os quatro tempos individuais somados podem ser reduzidos em cerca de 2 a 3’’ no resultado final da estafeta)
Zona de Balanço Zona de Transmissão 10 metros 20 metros
Nas estafetas curtas o atleta corre sempre com o testemunho na mesma mão:
1º direita
2º esquerda
3º direita
4º esquerda
Função de quem transmite:
•Vem em corrida e tem como função colocar o testemunho na mão do colega de equipa;
•Quando sente o colega ao seu alcance deve emitir um sinal sonoro (por ex.: TOMA) e esperar que ele coloque a mão atrás para o receber;
•Após isso acontecer deve colocar-lhe o testemunho na mão e abandonar a corrida;
Função de quem recebe
Deve colocar-se em posição de partida de pé, no lado da pista oposto ao da mão que vai receber o testemunho.
•Deve olhar por cima ou por baixo do ombro do lado da mão com que vai receber o testemunho na direcção do colega que vem em