Principai periodos da historia da filosofia
A Filosofia na História Segundo a autora, pode se dizer que a filosofia está na historia, pois faz parte dos questionamentos práticos dentro das sociedades através dos tempos e que ela tem historia, pois seus questionamentos e as aplicações são passadas entre os filósofos ao passar dos anos. Alem disso ela também sofre modificações tendo outras áreas do saber agregada a si ou tendo ramificações que se dissociam dela apos um aprofundamento maior feito pelos pensadores. Assim os estudiosos dividemna em grandes períodos:
Filosofia antiga (do século VI a.C. ao século VI d.C.)Compreende os quatro grandes períodos da
Filosofia greco-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico
Filosofia patrística (do século I ao século VII) Trata-se dos período que iniciado com as Epístolas de
São Paulo e o Evangelho de São João e termina no século VIII, quando teve início a Filosofia medieval.
Esse período se destaca o ideal de defesa de religião cristã dos ataques teóricos e morais recebidos e pela e pratica da evangelização dos considerados pagãos.
Ela se divide em patrística grega (ligada à Igreja de Bizâncio) e patrística latina
(ligada à Igreja de Roma) .
A patrística foi obrigada a impor ideias desconhecidas para os filósofos greco-romanos , como a ideia de um Deus que é um trindade , ou do pecado original e também a ideia do livre arbítrio pelo qual existiria o mau no mundo. Assim muitos padres começaram a impor ideias como sendo irrefutáveis por se tratarem de revelações divinas , nascem assim os dogmas. Dessa forma surge uma divisão entre as verdades descobertas pelo homem e pelas verdades reveladas . Dentro dessa divisão haviam três posicionamentos :
1 Os que julgavam a fé superior a razão e consideravam as duas irreconciliáveis
2 Os que julgavam a fé e a razão conciliáveis mais tinham a fé como superior
3 Os que julgavam a fé e a razão conciliáveis mas as separavam dizendo que