correção
Parte A
1. E - D - A - G - F - C - B
2.1. B
2.2. A
2.3. D
2.4. C
3. D
Parte B
4. - A primeira vez que a nau entrava na água. - Era para eles uma festa; celebravam engalanando a nau e bebendo vinho em sua honra.
5. - Personagens: os que estão prestes a partir. - Tentavam parecer despreocupados, mas estavam emocionados, com vontade de chorar, daí o brilho dos olhos, e estavam com dificuldade em falar («embargo de fala»).
6. O contraste é estabelecido através dos vocábulos «silêncio» e «tagarelado», que expressa a dupla reação das pessoas. Umas vinham muito tristes, por isso em silêncio, como se viessem de um funeral, enquanto outras conversavam, animados, como se viessem de uma romaria.
7. 1) «já não se avistava a armada quando as pessoas saíram da praia, como se refere no último período»; 2) «o mosteiro era recente e formoso».
8. Semelhanças: - missão para preparação das almas e procissão pelo areal / a partida da armada; - o choro das mães, esposas e filhos.
Diferenças: - a presença do rei; - a missa foi no mosteiro e não na ermida da Sr.ª de Belém; - o narrador de Os Lusíadas parte com a armada, enquanto o do texto B não, apenas assiste.
9.A. - Espaço: cais de embarque. - Destino: Inferno. - Intenção do Diabo: desmascarar / criticar / troçar da personagem, através da ironia. - Duplo sentido da palavra: refere-se às formas (à profissão, portanto) e aos pecados (= condenação). - Razão: morreu confessado e comungado. - Argumentos: - morreu excomungado e não o quis dizer; - roubou o povo com o seu ofício; - não fez uma confissão bem feita. - Intenção crítica: - aos que roubam; - a corrupção / dissolução dos costumes.
9.B. - Personagens: Lemos - Peça de vestuário: o sombreiro (o chapéu). -