correção do teste
Nome : _________________________________________________________________________ N.º: _____
Correção da ficha de trabalho: As rochas – arquivos que relatam a história da Terra.
Abundância das rochas sedimentares
1. Rochas sedimentares.
2. São mais abundantes à superfície da Terra, mas pouco abundantes na crusta, o que nos indica que se encontram essencialmente à superfície ou perto desta, formando uma “película” sobre ela.
3. É extremamente difícil obter dados sobre a composição das rochas que se encontram nos fundos oceânicos pois estes são inacessíveis à exploração humana.
4. Como as rochas sedimentares se formam por alterações de rochas pré-existentes, é compreensível que sejam de idade inferior às rochas que as rodeiam.
Estratos sedimentares
1. “Camada de sedimentos, depositados a partir de fluidos numa posição inicialmente horizontal”.
2. Os estratos podiam ter sido inclinados pela ação de correntes de ar subterrâneas.
3. Para além de ter apresentado uma definição para estrato, referiu implicitamente o Princípio da Sobreposição de Estratos, afirmando que os que se encontravam por baixo se depositaram primeiramente, orientando todos os estudos no sentido da história da Terra, sendo por isso considerado o pai da Geologia.
4. Em B ocorreu uma transgressão marinha, provocando a formação do estrato B por cima da sequência A.
5. A subida do nível do mar originou a formação de novos estratos a partir da sedimentação em ambiente marinho, formando-se uma sequência diferente da anterior.
Origem dos magmas
1. Todas as rochas formar-se-iam nos fundos oceânicos após a acumulação de material detrítico ou precipitação de substâncias dissolvidas.
2. Sabia que determinados compostos não eram solúveis em água, e conhecia as texturas típicas de cristalização de material fundido em laboratório a elevadas temperaturas.
3. Os granitos deveriam ter-se formado a partir de compostos a