Correção do 2º teste
Grupo 1
1.
1.1- As duas alterações na distribuição espacial da população portuguesa em 1940 e 2001 são: um acentuado aumento da concentração da população no litoral, litoralização, e uma diminuição acentuada da população no interior do pais, incluindo de forma significativa a região do Alentejo.
1.2-Os movimentos migratórios contribuem para aumentar a densidade populacional junto ao litoral e a diminuição no interior devido ao êxodo rural que é a deslocação da população das áreas rurais para as áreas urbanas; a imigração também contribui para aumentar os contrastes da distribuição da população entre o litoral e o interior uma vez que os imigrantes têm tendência a fixarem-se junto ao seu ponto de chegada que é, no caso de Portugal, as grandes cidades de Lisboa e Porto; por outro lado a emigração contribui para a menor densidade populacional interior uma vez que, devido às menores oportunidades de emprego verifica-se uma forte emigração dos jovens, sobretudo, das regiões interior do país.
1.3-Dois aspetos de ordem socioeconómica que justificam a elevada concentração da população na faixa litoral do norte de Setúbal são: melhores acessibilidades e desenvolvimento dos transportes, maior industrialização, menor urbanização, o que contribui para o aparecimento de maiores oportunidades ao nível de emprego, o que atrai a fixação da população.
1.4-Dois fatores físicos que justificam a menor concentração da população nas regiões do interior são: o relevo mais acidentado, solos pouco férteis e o clima mais rigoroso. Dois fatores humanos que explicam a menor concentração da população nas regiões do interior são: fracas vias de comunicação e acessibilidade, baixo grau de industrialização, pouco desenvolvimento do comércio e dos serviços.
1.5-À devida concentração demográfica em áreas urbanas de grande dimensão estão associados problemas como o congestionamento das vias de comunicação, dificuldades em encontrar habitação, elevada pressão