Artigo Ensaio Ready
A. TROMBINI1, D. CAUZZI1, F. VEIGA1, W. BASSO1, J. STEIL2
1 Universidade de Caxias do Sul – Curso de Engenharia Mecânica 2 Universidade de Caxias do Sul – Curdo de Engenharia de Produção
Palavras chave: aço 1045, ensaio de tração, ensaio de dureza, análise metalográfica.
RESUMO
Três amostras do mesmo material, apresentadas com tratamentos diferentes, foram submetidas a ensaios. Preparadas as amostras, foi realizado ensaio de tração e dureza. Após foi analisada a microestrutura destes materiais. Assim as propriedades mecânicas e metalográficas destes puderam ser descritas. Tudo isso seguindo as normas definidas pela ABNT para os mesmos.
1. INTRODUÇÃO
O ensaio mecânico tem como objetivo determinar valores numéricos que caracterizam suas propriedades, que se referem ao comportamento da matéria. Os objetivos de submeter materiais a ensaios são para obtenção de informações do produto e descobrimento de novas informações do material acabado, dentre varias informações obtidas após os mesmos, às principais são: resistência, elasticidade, plasticidade, resiliência e tenacidade.
Os ensaios mais comuns são os de tração, dureza, resistência ao choque, dobramento, flexão, torção, embutimento, desgaste, pressão interna, fadiga e compressão.
Nos aços os ensaios de tração, dobramento e dureza são os mais utilizados.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e explicar os processos dos ensaios de tração, dureza e analise metalográfica.
2. METODOLOGIA
Para os ensaios foram usados os Aços SAE 1045 sem tratamento, temperado (a 870oC e resfriado a óleo) e temperado revenido (revenido a 350oC por uma hora e deixado esfriar ao ar). As três amostras foram cortadas na máquina de corte Maxicul Metalotest para serem utilizadas no ensaio de dureza, no ataque químico e na visualização das microestruturas, esse processo é feito em uma máquina de corte específica que deixa o acabamento do material plano, as rebarbas que