arma
Acreditamos que o policial deve se valer do conceito técnico sem esquecer o jurídico, pois ambos se complementam.
Armas de Fogo- mecanismos que utilizam a força da expansão provocada pela queima do propelente para expelir e arremessar projéteis.
ARMAMENTO LEVE
A. CONCEITO
Armamento leve é aquele que possui peso e volume relativamente reduzido, podendo ser transportado geralmente por um só homem, ou em fardos por mais de um, além de possuir calibre até o 0,50 polegadas inclusive.
B. CLASSIFICAÇÃO GERAL
1) Quanto ao tipo:
a) De porte: quando, pelo seu pouco peso e dimensões reduzidas, pode ser conduzido no coldre do Policial. Exemplo: revolver e pistolas.
b) Portátil: quando, apesar de possuir um peso relativo, pode ser conduzido por um só homem, sendo, para facilidade e comodidade de transporte, geralmente, dotado de uma bandoleira. Ex: Mosquetão 7,62 M968.
c) Não portátil: quando, por seu grande volume e peso, só pode ser conduzido em viaturas ou dividido em fardos; para serem transportados por mais de um homem. Ex: a metralhadora Madsen.
2) Quanto ao emprego:
a) Individual: quando se destina à proteção daquele que o conduz. Ex: revolver, Pistolas, carabina 5,56 MD97LM e Famae Taurus MT40.
b) Coletivo: quando seu emprego tático se destina a ser utilizado em beneficio de um grupo de homens ou fração de tropa, sendo operada por dois ou mais homens: Ex: Mtr Madsen.
3) Quanto à alma do cano:
a) Lisas: quando a superfície interna do cano é completamente lisa. Ex: Escopeta Cal 12.
b) Raiadas: quando a superfície interna do cano apresenta sulcos helicoidais paralelos (raias) que têm por objetivo imprimir ao projétil um movimento de rotação, por forçamento, dando estabilidade ao projétil. Para identificarmos o sentido do raiamento devemos observar a arma da culatra para o cano. Ex: o revólver. Podem possuir as características:
- de número par de raias;
- de número ímpar de raias;
- de raias com rotação