Correção do fator de potencia
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
JEFERSON TAVARES
FATOR DE POTÊNCIA
TIMBÓ
2013
2
FATOR DE POTÊNCIA
Jeferson da Silva Tavares
Prof. Ricardo Guilherme Radunz Filho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia Elétrica (EEL 18) – Trabalho de Graduação
07/06/13
RESUMO
Este trabalho discorre sobre o tema correção do baixo fator de potência das instalações elétricas. Para isso abrange assuntos pertinentes e diretamente associados ao tema como, potências ativa, reativa e aparente e seus desdobramentos. É necessário ainda que conheçamos a legislação vigente relacionada ao fator de potência, principais conseqüências, situações que ocasionam o baixo fator de potência, avaliação do excedente de energia reativa, dentre outros. Será analisado ainda, uma situação fictícia com relação ao baixo fator de potência nas instalações elétricas de uma determinada empresa, bem como, com base nos resultados obtidos através de cálculos, demonstrar e comprovar a economia e a viabilidade auferida com a correção do fator de potência.
Palavras-chave: Fator de Potência. Consumo. Energia.
1 INTRODUÇÃO
Hoje em dia a preocupação com o crescimento demográfico e o aumento do poder de compra da população mundial é uma realidade que confronta diretamente com a escassez dos recursos naturais. Por isso é necessário a criação de novas tecnologias e equipamentos cada vez mais eficientes, tendo como objetivo principal reduzir o desperdício de energia e otimizar o aproveitamento das reservas naturais. A grande preocupação não é apenas do ponto de vista econômico, mas principalmente dos impactos ambientais, passando pelo receio de um possível blackout. Para evitar esse tipo de situação, foi dada uma importância muito grande para o tema fator de potência.
3
Observou-se que reduzindo o consumo de energia reativa, primeiramente estaremos reduzindo o desperdício de energia, por conseqüência, melhorando a
eficiência