corretor
Logística Empresarial e Suprimentos.
TEMA: O desafio da Logística na Páscoa.
Aluno: Sandro Lúcio de Melo
Curso: Administração 6º Período
Pólo: Uberlândia
Matricula: 1087967
1 - Explique detalhadamente como é o processo da operação da logística na Páscoa, desde a compra da matéria prima até chegar ao consumidor o chocolate?
A logística de produtos perecíveis consiste principalmente na rapidez de distribuição tanto de matéria prima quanto de produtos finais. No caso de produtos de chocolate ainda tem o grande problema da alta temperatura, que danifica o produto.
As fabricas começam a trabalhar a produção do ano seguinte, nos meses do segundo semestre do ano anterior, iniciando suas compras de matéria prima, contratação de mão de obra e estocando abrindo assim a logística da segunda maior produção de ovos de páscoa do mundo. De outubro a fevereiro a indústria trabalha a todo vapor gerando empregos tanto direto quanto indireto, se preparando para um trabalho de distribuição que levara aos mais de 800 mil pontos de venda mais de 80 milhões de ovos (Números de 2012).
Pelo tamanho do território nacional, a logística de distribuição enfrenta vários desafios para entregar dentro de um prazo curto que seria entre 45 a 60 dias toda uma produção, e por ser um pais tropical onde predomina a alta temperatura que derrete com facilidade o chocolate, todos os produtos são transportados por caminhões refrigerados e por pessoas treinadas à movimentação das mercadorias que na maioria das vezes são paletizadas para facilitar o carregamento e evitar a deterioração dos ovos que são frágeis, garantindo assim uma qualidade excelente no ponto de venda.
E finalmente a logística do ponto de venda, com toda sua estrutura de armazenamento, exposição nas áreas de acesso dos consumidores. Contando com uma grande variedade de sabores e marcas as lojas, supermercados, mercearias buscam sempre a melhor exposição.
2 -