Correntes
CENTRO DE TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO
MECANISMOS
Correntes
Daniela Monteiro dos Santos
Professor: Gilnei Ocácia
Outubro de 2011. INTRODUÇÃO
As correntes são elementos de máquinas destinadas a transmitir movimento e potência onde as engrenagens e correias não podem ser utilizadas. E sempre que podem, esses elementos são utilizados para substituir eixos, mancais, engrenagens entre outros dispositivos relativamente rígidos de transmissão de potência. As correntes ajudam a simplificar o projeto de máquina e também reduz custos.
Este elemento costuma absorver cargas de choque, amortecer e isolar os efeitos de vibração. A vantagem importante para a vida da máquina é que as correntes têm característica de elasticidade e por ser longa também..
Apesar de longa vida, é necessário realizar inspeção, a fim de protegê-los contra desgaste, envelhecimento e perda de elasticidade. Tais elementos devem ser trocados ao primeiro sinal de deterioração.
ÌNDICE
1.OBJETIVOS 4
1.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
1.1.CORRENTES 5
1.2.CLASSIFICAÇÃO DAS CORRENTES 5
3.MANUTENÇÃO - LUBRIFICANTES 7
3.1.MANUTENÇÃO 7
3.2LUBRIFICANTES 7
4ANÁLISE DO EFEITO POLIGONAL 9
5CONCLUSÕES 12
6REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. OBJETIVOS
- Conhecer os tipos de correntes.
- Avaliar as correntes conforme características construtivas;
- Verificar suas vantagens e desvantagens, conhecer seu princípio;
1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo, Joseph Edward Shigley as correntes de máquina são usadas em sistemas de transporte e na transmissão de potência. Podem ser utilizados para substituir engrenagens, eixos mancais e outros dispositivos relativamente rígidos, em muitos casos simplificando o projeto assim como reduzindo seu custo.
A maioria dos elementos flexíveis não dispõe de uma vida infinita, sendo importante estabelecer um programa de inspeção para protegê-los contra desgaste, envelhecimento e perda de elasticidade,