Correntes Críticas literárias
Nome:Vanéria Mendes Cod. 744517
Disciplina: Correntes Críticas Literárias
ProfªMarilurdes Cruz
• Elaborar um pequeno texto explicando/argumento o que é ‘literatura’ – ‘literariedade’ segundo as correntes críticas literárias.
Para meu texto abaixo, utilizei o que pra mim, são os melhores críticos dessa literatura, Barthes e Todorov. A definição de literariedade segundo as correntes críticas literárias, ficou bastante clara ao meu ponto de vista com ROLAND BARTHES, que denomina "escritura" ou "literatura" como a máxima inscrição do sujeito no ato da emissão dos enunciados, é a voz subjetiva que fala através do texto sem que o sujeito tente ocultar-se pela completa submissão à legislação dos códigos epistemológicos estabelecidos; é, pois, uma linguagem reflexiva, auto referencial, que visa recolocar o sujeito no centro do ato de enunciação; uma linguagem que é, no dizer de Barthes, "o grafo complexo das pegadas de uma prática: a prática de escrever."
Para ele, todo texto tem um princípio da inteligibilidade e nos assegura que o texto é polissêmico e a pluralidade de sentidos que a obra literária faz nascer é uma prova de seu caráter aberto, sendo assim ambiguidade é fundamental para a construção da definição de literariedade. Se formos ver as obras de hoje, todas possuem um pedaço, nem que seja pequeno dessa tal ambiguidade.
Outro crítico que necessito citar é Todorov, que considera que a literatura pode muito, sendo que nos estende a mão quando estamos profundamente deprimidos, nos torna ainda mais próximos dos outros seres humanos que nos cercam, nos fazendo compreender melhor o mundo e nos ajudar a viver. A literatura tem papel vital a cumprir; mas para isso é preciso tomá-la no sentido amplo e intenso. Segundo ele, o escritor não faz a imposição de uma tese, mas incita o leitor a formulá-la: em vez de impor, ele propõe, deixando portanto, seu leitor livre ao mesmo tempo em que o