Corrente Elétrica nos Condutores Metálicos
Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia
Curso de Engenharia da Computação - Manhã
Corrente Elétrica nos Condutores Metálicos
Relatório Pratica II
Belo Horizonte
2014
Corrente Elétrica nos Condutores Metálicos
Trabalho apresentado à disciplina Laboratório de Física experimental III do 4º Período do Curso de Engenharia da Computação Manhã do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor:
Belo Horizonte
2014
OBJETIVOS
Verificar a variação da diferença de potencial e da resistência elétrica com o comprimento para um condutor de secção reta uniforme. Familiarizar-se com medidas elétricas.
INTRODUÇÃO
Definição de Corrente Elétrica A corrente elétrica, i, pode ser definida como a quantidade de carga (q ) que atravessa a seção reta de um condutor, por unidade de tempo ( t ).: (3.1)
Definição de Densidade de Corrente Elétrica
A corrente elétrica, i, por unidade de área, A (seção reta do condutor), é a densidade de corrente elétrica, j: (3.2) A densidade de corrente mede-se, no SI, em ampères/metro quadrado: A/m².
Atenção: não confundir o A (seção reta do condutor) na expressão de densidade de corrente, com o A que é o símbolo de ampère. Campo Elétrico no condutor Quando se aplica aos extremos de um condutor de comprimento L uma ddp constante V, tem-se o campo elétrico, dentro do fio: (3.3)
Definição de Resistência Elétrica
Define-se a resistência elétrica, R, de um condutor, como a razão entre a ddp a ele aplicada, V, e a corrente elétrica, i , no condutor. (3.4) A unidade de R, no SI, é o volt/ampère, que recebe o nome de ohm, símbolo W. A resistência elétrica de um condutor, depende do