Corrente Alternada Corrente Contínua
ALTERNADA &
CORRENTE CONTÍNUA
NIKOLA TESLA & THOMAS EDISON
CORRENTE CONTÍNUA
Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa. Na corrente contínua os elétrons se movimentam num único sentido e com intensidade constante. A corrente contínua está presente em nosso cotidiano:
Os circuitos elétricos de automóveis, o circuito interno de computadores, rádios de pilha e telefones.
A Diferença básica entre os dois tipo de corrente está no tipo de tensão elétrica associada a cada uma delas. Se a corrente elétrica for contínua, a tensão gerada será constante e, se a corrente elétrica for alternada, a tensão gerada será variável no tempo.
CORRENTE ALTERNADA
Na corrente alternada o sentido de movimentação dos elétrons é invertido constantemente, portanto a sua intensidade também varia. No Brasil e nos Estados Unidos as correntes alternadas são produzidas com a frequência de 60 Hz, ou seja, a inversão de sentido ocorre 60 vezes por segundo.
Mas, quando pensamos na produção, transmissão e distribuição dessa energia até os consumidores finais (residenciais e industriais), a utilização da corrente alternada é a mais viável, tanto em termos técnicos, quanto em termos econômicos.
A corrente alternada está presente em nosso cotidiano:
Qualquer aparelho elétrico ligado à rede elétrica pública é alimentada com corrente alternada.
A CORRENTE ALTERNADA E OS
TRANSFORMADOR ELÉTRICO
A corrente alternada é gerada obedecendo aos princípios da indução eletromagnética. Assim, seja em uma usina hidrelétrica, termelétrica, nuclear ou em um aerogerador, um gerador elétrico, cujo eixo gira devido à movimentação de uma turbina acoplada a ele, converte energia mecânica em energia elétrica.
Assim, seja qual for a matéria-prima utilizada para a movimentação das turbinas, esse movimento de rotação é transmitido ao gerador. Dentro do gerador, as espiras que estão imersas em campos magnéticos giram, introduzindo