Correlação entre os tipos de depósitos de estéril
Os depósitos podem assumir classificações de acordo com vários parâmetros, entre eles, com relação à lavra da jazida, se classificam da seguinte forma:
Interiores, quando são encontrados internamente ao espaço lavrado
Exteriores, quando são encontrados em terrenos próximos ao local de extração do minério.
Em função das formas naturais do terreno e às condições normais de explotação, os depósitos mais frequentes em minas são os exteriores, entre eles estão:
Os depósitos em vale, é usada para disposição de pilhas de estéril em cabeceiras ou drenagens naturais. Este tipo de pilha apresenta taludes expostos com apenas uma face, geralmente é necessário utilizar da colocação de drenos no fundo do vale e também de dispositivos para encaminhamento do fluxo concentrados de águas pluviais que vem da bacia a montante. Como desvantagem principalmente este tipo de depósito apresenta restrição, pois somente pode ser utilizado se houver a presença de um vale próximo ao local da lavra, caso estes existam, mas estão localizados longe da cava, podem ser considerados inviáveis economicamente pela distância de transporte. Entre as vantagens, este tipo de pilha é geralmente bastante econômico e com menor impacto ao meio ambiente quando comparado com outros tipos de pilha, como por exemplos o depósito em ponta de aterro ou em flanco de encosta ou meia encosta, são pilhas que apresentam seus taludes expostos em três fases, apresentam desvantagens, entre elas são a possiblidade maior de interferência com o meio ambiente, por causa da sua grande chances de instabilidade, porque se o pé da pilha não se apoiar no fundo do vale, o mesmo pode se instabilizar, e como não há um planejamento tão adequado como o de outras pilhas de estéril, a meia encosta de pode ser considerado como um elemento instabilizador das mesmas. Outra desvantagens dessa pilha é a maior área relativa ocupada pelo aterro e também a facilidade de erosão pluvial. Como