correias
É o elemento da máquina que, sendo movimentado por uma polia motriz, transmite força e velocidade à polia movida ou é utilizado para transportar mercadorias, sendo um dos sistemas mais eficiente já inventado, e pode ser usado em uma grande variedade de maquinas e aplicações.
São divididas em dois grandes grupos :
1. Correias para transporte (transportadoras): Geralmente largas esteiras, utilizadas para transportar objetos, mercadorias, etc;
2. Correias de transmissão: Utilizadas para movimentar acionamentos que exigem desde força, velocidade, sincronismo de movimento e/ou ambas.
Correias transportadoras :
Utilizadas para transportar objetos, Mercadorias, etc;
Transmissão :
Conjunto mecânico composto de duas ou mais polias unidas por uma ou mais correias, para a realização de movimento e/ou força de um eixo (geralmente o eixo do motor) a outro eixo (geralmente o eixo de maquinas). Na transmissão por polias e correias, a polia que transmite movimento força é chamada polia motora ou condutora. A polia que recebe movimento e força é a polia movida ou conduzida.
Principais tipos de correias de transmissão são:
• Correias em perfil “V” - seu formato lembra a forma da letra “V” , quando cortado ao meio ;
• Correias Sincronizadoras - Correias dentadas onde os dentes da correia engrenam nos dentes da polias, sendo utilizadas em acionamento onde requer sincronismo de movimentos e força ;
• Micro - V ou Poly V - Correia com pequenos frisos em V, que são mais compactas que as correias em “V” convencionais ;
• Correias Variadoras de Velocidade - correia que, devido ao seu formato lembra o perfil das correias em “V”, porém com uma construção muito mais reforçada ,sendo utilizadas em acionamentos que exigem mudanças periódicas de rotações.