Maquinas
Para evitar que a temperatura nos transformadores atinja valores perigosos aos isolamentos utilizam-se processos de resfriamento, tais como: refrigeração natural, ventilação forçada, circulação forçada do óleo e refrigeração à água. Nos transformadores de média tensão, os sistemas, mais usados são:
Refrigeração natural: É feita pela circulação natural do óleo, que retira o calor do conjunto núcleo-bobina, transferindo-o ao meio ambiente. Este processo é chamado “líquido natural”. E o transformador é classificado como transformador a banho de óleo, ou auto-refrigeração.
Ventilação forçada: Nestes casos existem ventiladores fixos nos radiadores, com a finalidade de aumentar a circulação do ar nos radiadores, aumentando a transferência do calor do óleo para o exterior do tanque. Este processo é chamado “Líquido com ventilação forçada” e o transformador é classificado como transformador a banho de óleo, com resfriamento por ventilação.
Funções dos Óleos Isolantes
Óleos minerais isolantes são determinados tipos de óleos básicos extraídos do petróleo, com tratamento específico e destinados à utilização em transformadores, chaves elétricas, reatores, disjuntores, religadores, etc.
Num equipamento elétrico, o óleo é usado simultaneamente como isolante e refrigerante. Para isolar, o óleo deve ser isento de umidade e de contaminantes e para resfriar deve possuir baixa viscosidade e baixo ponto de fluidez para facilitar sua circulação.
O óleo isolante ideal é aquele que tem baixa viscosidade; alto poder dielétrico e alto ponto de fulgor; é isento de ácidos, álcalis e enxofre corrosivo; resiste à oxidação e à formação de borras; tem baixo ponto de fluidez e não ataca os materiais usados na construção de transformadores e artefatos elétricos; tem baixa perda dielétrica e não contém produtos que possam agredir o homem ou o meio ambiente.
O isolamento elétrico entre as espiras é feito por