algortimo
ALUNO (A): FRANCINE DE OLIVEIRA DA SILVA. SÉRIE: 3S8
COMPOSTOS ORGÂNICOS NATURAIS
Tubarão, 20 de novembro de 2014.
Introdução
Sabemos que os compostos orgânicos estão presentes no nosso dia-a-dia, sejam tanto em vitaminas quanto nos carboidratos, lipídeos e também nas proteínas. O objetivo do trabalho a seguir, será apresentar as definições de cada um dos compostos citados, os efeitos que os mesmo causam nos nossos organismos, as suas fórmulas estruturais, as funções orgânicas e enfim mostrar onde são aplicadas através de uma pesquisa que realizaremos ao decorrer do trabalho.
Vitaminas
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta, pode levar a doenças. Quase todas não são produzidas pelo organismo em questão, devendo obrigatoriamente ser obtidas na dieta. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou a vitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes, sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.
O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo - amina (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usada inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome se manteve. As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as