algortimo
Algoritmo é a base da ciência da computação e da programação. Quando falamos em programar, falamos, basicamente, em construir um algoritmo. Todo programa de um computador é montado por algoritmos que resolvem problemas matemáticos lógicos com objetivos específicos.
Mesmo pessoas que usam uma linguagem de programação para fazer seus programas de computadores estão, na realidade, elaborando algoritmos computacionais em suas mentes.
Um algoritmo não passa de passos sequenciais e lógicos que são organizados de forma a realizar a conclusão de certo problema. Mas precisamos entender que existem dois tipos de algoritmos – os Não Estruturados e os Estruturados.
Programadores usam algoritmos estruturados, pois se adequam a determinado objetivo ou certo fim.
Mas não são apenas os programadores que usam algoritmos. Em nosso cotidiano, os algoritmos Não Estruturados são trabalhados em nossas mentes sem nem mesmo percebermos. Vamos aprender mais sobre eles.
Pseudo linguagem
É uma linguagem de programação genérica e rica em detalhes. É um tipo de linguagem chamada de linguagem de projeto de programação. Essa pseudo linguagem assemelha-se bastante à forma como os programas são escritos. A diferença entre a descrição narrativa e o pseudocódigo está principalmente no vocabulário finito e bem menor do pseudocódigo e nas estruturas de controle que apresenta. A utilização de uma gama menor de termos facilita a expressão do raciocínio lógico na medida em que reduz a possibilidade de mau entendimento das instruções.
Estrura de um programa
O andamento de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa…
Contudo, mais ou menos todas as linguagens de programação se baseiam no mesmo princípio:
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo) até encontrar uma instrução (chamada às vezes