BREVE RELATO SOBRE A GEOLOGIA DO PARANÁ
Quanto a metodologia do artigo, foram usadas pesquisas em um período de 10 anos, retiradas das seguintes fontes:
Bibliotecas virtuais;
Artigos científicos;
Blogs.
II - INTRODUÇÃO
O artigo em si, tem como objetivo aprofundar-se em questão de conhecimento e pesquisas, em todo aquilo que possa ser relacionado aos eventos geológicos, relatando de forma geral o panorama da geologia no âmbito dos limites do estado do Paraná.
A parte superficial do estado pode ser dividida de duas formas, a partir da presença de rochas muito antigas, como também, pelo aparecimento de rochas mais recentes. Estando estas inseridas em uma das maiores bacias do cenário nacional, a bacia do Paraná. Na região litorânea estão as rochas mais antigas, com mais de três bilhões de anos. Tanto no litoral quanto em todo o Primeiro Planalto Paranaense, bem como na região da Serra do Mar, afloram rochas ígneas e metamórficas de idades entre o Arqueano e início do Paleozóico. São rochas resistentes e responsáveis pelo forte relevo e altas declividades da paisagem.
Relata-se várias informações, de cunho geológico do estado em questão, iniciando pelos seus degraus estruturais, as suas principais formações, e o estado do Paraná representado na bacia do Paraná. Tendo por essa sinopse uma breve contextualização de todo o conteúdo que será exposto a seguir.
III - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1. DEGRAUS ESTRUTURAIS DO PARANÁ: LITORAL, SERRA DO MAR, 1º 2º E 3º PLANALTOS.
1.1. Litoral
O litoral do Paraná representa uma estreita faixa montanhosa que afundou por falhas do planalto, cujos vales antigos constituem as enseadas de Paranaguá e Guaratuba.
Duas regiões distintas caracterizam o litoral: a montanhosa e a baixada costeira. Seguem abaixo:
Montanhosa: Abrange morros isolados, algumas cadeias de morros e as encostas da Serra do Mar. É constituída de rochas cristalinas onde predominam os granitos e gnaisses.
Baixada Costeira: Forma uma pequena planície, onde