Correcao Solos Acidos e Alcalinos
(1) Neutralização do Al
Necessidade de calagem (NC)= cmol de Al+++/dm3 em t/ha
(2) Neutralização do alumínio e exigência da planta e Ca + Mg
NC= [(3 - Ca+++ Mg++) + 2 cmol de Al+++/dm3
(3) Método teor de argila e Al e teores de Ca + Mg
NC (t/ha) = [ Y x baseado no cmol Al /dm3 + (X - cmol Ca + Mg/dm3)]
Y é variável em função da textura do solo, sendo: = 1 para solos arenosos (< 15% de argila); = 2 para solos de textura média (de 15% a 35% de argila), = 3 para solos argilosos (> 35% de argila). O valor X é variável em função da exigência da cultura. (4) Solução tampão SMP
Consiste em agitar uma quantidade de solo com um volume da solução tampão. A partir do pH da suspensão, representado por pH SMP, consulta-se uma tabela para saber qual a quantidade exata de calcário que deverá ser aplicada.
(5) Saturação por bases
NC (t/ha) = [T (V2 - V1)]/100 x f
T = capacidade de troca de cátions, a pH 7,0 = K+Ca+Mg+H+Al (cmol/dm3); cmol/dm3 = emg/100cc; V2 = saturação por bases desejada (%) para a cultura a ser implantada; V1 = saturação por bases atual do solo = S x 100 (%); S (= soma de bases) = K + Ca + Mg em cmol/dm3 ; e f = 1/PRNT.
(6) Calagem em plantio direto
Antes de dar início ao sistema de semeadura direta em áreas sob cultivo convencional, recomenda-se corrigir integralmente a acidez do solo, sendo esta etapa fundamental para a adequação do solo a este sistema. O corretivo, na quantidade recomendada, deve ser incorporado, uniformemente, na camada arável do solo, ou seja, até 20 cm de profundidade. Nos solos em que o plantio direto já está implantado de modo correto, deve-se amostrar até a profundidade de 20 cm e aplicar calcário em quantidades equivalentes a um terço da quantidade requerida do corretivo.
Correção das Camadas Subsuperficiais do Solo
As camadas subsuperficiais do solo têm sido corrigidas com gesso (CaSO4.2H2O), resultante do tratamento da rocha apatita com ácido sulfúrico na