Memorial Bot nico
Os ventos predominantes são no sentido sudeste, durante a manhã o jardim receberá sombra da residência recebendo o mínimo de incidência solar, porém será exposto ao poente. A forma do jardim foi concebida afim de que as pessoas sintam-se convidadas a entrar na residência, além do posicionamento das plantas de porte grande como o bambu que locadas estrategicamente prevendo a não formação de barreiras de ventilação.
ETAPAS DE PREPARO DA ÁREA A SER JARDINADA
1. Revolvimento do solo: para a descompactação da camada superficial do solo, é necessário o revolve-lo em no mínimo 20 cm de profundidade.
2. Limpeza: retirada de restos vegetais de outras plantas e ervas daninhas, assim como pedras e outras sujeiras.
3. Análise do solo: avaliar o pH do solo e sua fertilidade.
4. Correção do pH: de acordo com o resultado da análise do solo, deve ser feita a sua correção. Plantas ornamentais precisam de um pH entre 6,0 e 6,5, para isso deve- se acrescentar ao substrato de 100 a 400g de calcário dolomítico afim de conter sua acidez.
5. Colocação de terra: nos mesmo 20 cm de profundidade, a terra a ser colocada deve ter textura areno-argilosa, boa drenagem e aeração, densidade leve e coloração de vermelho escuro ao marrom.
6. Adubação: 20 dias antes do plantio deve ser feita a adubação, utilizando adubo orgânico e 5 kg/m² de esterco curtido.
TABELA 1: VEGETAÇÃO UTILIZADA NA EXECUÇÃO DO PROJETO DE PAISAGISMO
Nome científico
Família
Nome vulgar
Altura/muda
Quantidade
Phyllostachys edulis
Gramíneas
Bambu-chinês
20 metros (max.)
7