Administração
O profissional em administração, tem a vantagem de conhecer a dimensão analítico-racional-científica, mas tem que igualmente como qualquer outro profissional de qualquer outra área, adquirir a capacidade gerencial na arte de pensar e julgar para melhor decidir e agir. O vício no pensamento excessivamente técnico, restrito a uma área ou profissão, pode ser uma desvantagem para o exercício da função gerencial, que por sua vez exige maior amplitude e lateralidade do pensamento.
Especialistas em técnicas administrativas são essenciais, mas não mais difíceis de se encontrar no mercado de trabalho. Porém especíalistas nas capacidade gerencial são mais raros, pois exigem habilidades mais complexas, tais como capacidade analítica, de julgamento, de decisão e liderança, de enfrentar riscose incertezas. Além do mais, o mundo moderno exige dos dirigentes uma grande capacidade de negociação entre interesses e demandas múltiplas e de integração de fatores organizacionais cada dia mais ambíguos e diversos.
No que se refere ao aprendizado sobre a gerência, ele deve basear-se não só nos conhecimentos sistematizados pela teoria, mas também incorporar formas de usufruir dos ensinamentos produzidos pela experiência individual, tanto interna quanto externa, à organização em que se trabalha. A experiência adquirida em serviço é valiosa para o dirigente. A observação, pelo indivíduo, de práticas gerenciais, boas e más, na solução de problemas e na condução dos destinos da empresa, ajudando a formar atitudes e valores sobre o