Administração
Foi fundada em 1902, nos EUA, com o nome de Minnesota Mining and Manufacturing Company. Posteriormente, em 1946, chegou ao Brasil com a fábrica Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda[1].
A primeira grande inovação da 3M foi a lixa d'água, em 1922. Inicialmente Francis G. Okie pretendia criar uma lixa que substitui-se a lâmina de barbear. Criou então este produto, usando papel a prova d'água. Seu uso para retirar pêlos do corpo não foi bem sucedido, mas o produto se mostrou excelente na indústria automotiva. Ao ser usado com água o produto produzia um acabamento melhor produzindo menos poeira[3].
Outra super inovação da empresa foi a fita crepe. Esta foi desenvolvida por Richard Drew em 1925 para solucionar um problema da pintura na indústria automotiva. Posteriormente a fita passou a ter inúmeras utilidades em vários mercados[3].
Após estas duas invenções iniciais a empresa ganhou muito mercado exclusivo e cresceu vertiginosamente, sempre focando sua estratégia na pesquisa e inovação.
Mais tarde, em 1970, Art Fry, um funcionário da 3M criou outro produto muito inovador, e talvez um símbolo da empresa, o Post-it. Inicialmente Art Fry pretendia criar um marcador de livros que não soltasse facilmente. Porém o invento ganhou maior utilidade ao ser usado para pequenas anotações, e virou uma febre mundial[3].
A 3M possui uma lista dos seus Mandamentos da Inovação[4]. Estes mandamentos devem ser seguidos pelos funcionários com o objetivo de produzir soluções inovadoras para o mercado.
Os Mandamentos da Inovação da 3M são:
1º. - Manter divisões pequenas - Em divisões pequenas as pessoas são encorajadas a progredir. Na 3M, quando uma divisão atinge US$ 350 milhões, ela se