corpúsculos de inclusão viral e sua importância na
VIRAL E SUA IMPORTÂNCIA NA
MEDICINA VETERINÁRIA EM:
Hepatite infecciosa canina
Cinomose
Rinotraqueíte infecciosa bovina
Raiva
Herpesvírus equino
Bouba aviária
Acadêmicos: Larissa Matos, Vinícius Góes
INTRODUÇÃO
Corpúsculo de inclusão é o nome, para virologia, dada às estruturas que se formam no interior de células infectadas, durante a multiplicação viral.
Frequentemente exibem afinidade por corantes ácidos, podendo localizar-se no núcleo, no citoplasma ou em ambos.
CORPÚSCULOS DE INCLUSÃO
Durante a multiplicação viral ocorrem a síntese de proteínas e a replicação do ácido nucléico viral. Os componentes virais são agrupados para a montagem das novas partículas virais, e por fim, os novos vírus são liberados das células. Os vírus multiplicam-se no núcleo ou no citoplasma das células, onde se agrupam formando massas chamadas "corpúsculos de inclusão". A presença de corpúsculos de inclusão indica multiplicação viral.
Em cortes histológicos de tecidos infectados por vírus podemos encontrar células com corpúsculos de inclusão que, pelas suas características e pela sua localização, permitem a identificação do vírus que os produz e, portanto, auxiliam no diagnóstico da doença.
HEPATITE INFECCIOSA CANINA
A Hepatite infecciosa Canina é causada pelo adenovírus canino tipo 1(CAV-1).
É uma doença viral muito séria que pode levar a morte do cachorro, independente da idade, por lesões muito severas no fígado.
Basófilico e se reproduz intranuclear.
O vírus da Hepatite Infecciosa Canina se multiplica na região oral e nasal, atingindo os linfonodos regionais e caindo na circulação sanguínea.
RINOTRAQUEÍTE INFECCIOSA BOVINA
É causado pelo herpesvírus bovino 1 (HVB-1) e infecta bovinos domésticos e é eosinófilo.
Vírus causador é adquirido por aerossóis, e geralmente desenvolvem-se nas vias respiratórias ou genitais, provocando alterações no sistema reprodutivo ou respiratório.
Sintomas: febre que pode ser