Corporações e suas vantagens tributárias
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
CORPORAÇÕES E SUAS VANTAGENS TRIBUTÁRIAS
MANAUS - 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
LUIZ CEZAR QUEIROZ
MAIARA CARVALHO PONTES
JORGE DIEGO
ROMENIQUE DA SILVA
SAMUEL DERZI DE OLIVEIRA
PRISCILA DE CASTRO CORRÊA
WELKER LIMA
CORPORAÇÕES E SUAS VANTAGENS TRIBUTÁRIAS
MANAUS - 2012
INTRODUÇÃO
Os negócios que adotam a forma organizacional das sociedades por ações não estão sujeitos às regulamentações do imposto de renda dessas corporações. Esse tipo de organização é chamado corporação S. A razão básica para por em prática o esquema de corporação S é aproveitar os benefícios da responsabilidade limitada de uma sociedade por ações e, ao mesmo tempo, pagar impostos a alíquotas da pessoa física como no caso da firma individual. Assim, a vantagem fiscal de uma corporação S é que os dividendos são tributados apenas uma vez. Uma sociedade por ações regular paga impostos antes dos dividendos serem pagos e, então, os acionistas pagam alíquotas de imposto sobre os mesmos dividendos. Isso pode ser evitado se uma corporação S for constituída. Nesse caso, os proprietários combinam seus negócios com a renda pessoal, subtraem os prejuízos operacionais e pagam impostos apenas uma vez.
1. AFINAL PARA QUE SERVEM OS TRIBUTOS?
Diariamente, do momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir, assumimos despesas que, na maioria das vezes, não percebemos. A cada produto consumido ou serviço utilizado e até mesmo, e principalmente, na atividade produtiva que realizamos, temos embutido em preços e nos rendimentos, impostos, contribuições e taxas.
Apesar dessa convivência diária com a chamada carga tributária, a maioria de nós, contribuintes (pessoas físicas ou jurídicas que têm de pagar tributos), desconhece o que significam cada um de seus componentes e a diferença entre eles.
Há até o costume de se generalizar, nomeando tudo