Corporações Militares Privadas
Nosso trabalho tem como objetivo entender as causas e consequencias da privatização dos exercitos ao redor do mundo, atitude que hoje move bilhões de dolares, e que a cada ano apresenta um crescimento cada vez maior. Nossa discusão parte da questão de como surgiram essas instituições e qual sua finalidade. Procuramos entender porque os governos, principalmente americano, passaram a demandar esse tipo de recurso, e quais são suas vantagens e desvantagens.
Apresentaremos não só os objetivos dos governos em realção a privatização de seus exercitos, mas tambem a visão das empresas e suas finalidades para com o estado representado. Este trabalho apresenta o nivel de poder e influencia que essas corporações adquiriram ao passar dos anos e suas consequencias nos dias atuais,
Por fim, relacionaremos toda a pesquisa apresentada com a visão do Autor Hobbesbawn em seu texto: “Guerra, Paz e Hegemonia no inicio do século XX”, procurando sempre evidenciar a questão da privatizaçãode certos recursos do estado, e como podem afetar sua propria legitimidade.
Exercitos Privados
Exércitos privados ou mercenários? Essa é a questão. Os exércitos privados são grupos de soldados que lutam objetivando lucro, sem ideias ou fidelidade a um Estado. Exatamente o mesmo significado da palavra mercenário.
Exércitos privados, ou seja, grandes empresas que fornecem segurança, não é novidade. Desde o século XVI que se pode ver o uso de pessoas pagas para realizar serviços militares, sem a necessidade de amor a pátria e lealdade a instituições nacionais. Entre alguns exemplos na história, temos o uso desse tipo de serviço, na China, Egito Antigo e Grécia.
O crescimento dos exércitos privados foi favorecido pela diminuição drástica dos efetivos do exército americano ao final da Guerra Fria. E com a diminuição cada vez maior do repasse para a área militar dos Estados Unidos da América durante o século XXI, vem crescendo cada vez mais essa atividade altamente