Corpo
Corpo, saúde e beleza
Fatores de risco a saúde e doenças hipocinéticas
Nome: Jackson Santana Dos Santos 2ºE.
Introdução Existe uma série de fatores que podem ser prejudiciais a nossa saúde, tanto pela falta de exercícios, alimentação incorreta, o estresse, a falta de sono entre outras. Temos uma doença que engloba todas as outras doenças em pessoas sedentárias, é a hipocinética, que é causada por falta de exercícios; entro dela a uma serie de doenças, como a diabetes tipo 2, obesidade, entre outros.
Doenças hipocinéticas Grande parte dessa doença é causada por falta de exercícios, hipo significa pouco, falta; e cinética significa movimento. As pessoas que são sedentárias correm um maior risco de desenvolver a doença, essa doença é relacionada a que tem uma vida unilateral, pessoas que fumam ou bebem, também tem chance de contrair essas doenças.
Sintomas de doenças hipocinéticas
Algumas dessas doenças não apresentam sintomas imediatos e podem permanecer anos a anos destruindo o organismo sem que a pessoa se dê conta do que está ocorrendo. Existem doenças que somente são diagnosticas quando já estão em um estado bastante avançado.
A diabetes mellitus tipo 2 e a hipertensão são exemplos de que a ausência de sintomas faz com que a pessoa conviva anos com a doença sem se dar conta da gravidade da situação. Os sintomas mais comuns e perceptíveis são os seguintes: cansaço físico e mental, fraqueza muscular, irritabilidade, obesidade e o estresse
Principais doenças hipocinéticas
As doenças mais comuns que tendem a se manifestar em pessoas cujo nível de mobilidade é mínimo ou abaixo do recomendável são as seguintes: o diabetes tipo 2, a hipertensão arterial, obesidade mórbida, arteriosclerose múltipla, osteoporose e o câncer. Pode ocorrer também o surgimento de alterações no sistema neurológico.
Alguns tipos de neoplasias também são atribuídos a hipocinesia (movimentos diminuídos), como também as doenças reumáticas, a atrofia