Corpo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é referente a um artigo que foi elaborado por P. Von M. Campezatto e M. L. T. Nunes a partir de uma dissertação de P. Von M. Campezatto, cujo título original é “As clínicas-escolas de cursos de psicologia da região metropolitana de Porto Alegre” apresentado em 2006 em Porto Alegre pela PUC-RS. O objetivo do trabalho é explicitar um exemplo de metodologia de pesquisa quantitativa aplicada à psicologia, apresentando, destacando, referindo e comentando o uso da metodologia utilizada.
2 DESENVOLVIMENTO
O uso do método quantitativo, descritivo e de “survey”, neste estudo, foi muito pertinente, pois permitiu uma ampla abrangência da coleta dos dados requisitados e interessados para prosseguir com o desenvolvimento da pesquisa, destaca-se ainda como este método foi fortuito, nas palavras de Campezzato (2007, p 365):
Este trabalho constituiu uma pesquisa quantitativa, descritiva, e de levantamento - metodologia bastante eficaz para apurar e descrever os dados, pois possibilita um conhecimento amplo de uma realidade, abrindo caminhos para hipóteses futuras. Partindo desses pressupostos, o delineamento da pesquisa se deu a partir de fatores que beneficiem a coleta dos dados, ou seja, a possibilidade de atingir um maior número de instituições, menos gastos, rapidez na obtenção, dos resultados, garantia do anonimato dos sujeitos, além de permitir que as pessoas respondam ao questionário no momento em que julguem conveniente (grifos meus).
O questionário utilizado como instrumento foi construído de modo a satisfazer os critérios escolhidos como objetivos, as questões foram constituídas de modo objetivo, aberto e de múltipla escolha para seguir com a pesquisa (CAMPEZATTO; 2007). É interessante ressaltar o modo como foram organizados os dados coletados durante a pesquisa, na qual se utilizou um “software” estatístico, o SPSS for