Projeto Monitoria
Título: A monitoria como uma estratégia de fortalecimento do ensino.
1. Identificação do Projeto
Título: O acompanhamento e a monitoria como estratégia de fortalecimento do ensino.
Proponentes: Elisabeth Gomes Uchôas, Karine Marques Euzébio, Allisson Lopes de Oliveira. Equipe executora: Técnicos de laboratório
População alvo: alunos do ensino médio, técnico e superior.
Local onde será desenvolvido: Laboratórios das disciplinas específicas.
Período de desenvolvimento: junho a dezembro de 2015.
2. Introdução
Segundo dados do INEP (1998) existe uma defasagem idade/série que atinge 46,7% dos alunos do ensino fundamental e 53,9% do ensino médio, esse número traduzido representa que 16,7 milhões de alunos de um total de 35,8 milhões de alunos matriculados no ensino fundamental estão atrasados em relação aos seus estudos. A defasagem encontrada na educação básica se reflete no momento que o aluno se choca uma realidade de ensino com qualidade e cobrança superior à encontrada na rede de ensino básico, como é o caso dos Institutos Federais.
O processo de aprendizagem é facilitado através de atividades que garantam uma aproximação entre aluno e professor. A finalidade é a melhoria da qualidade de ensino, através do auxílio aos alunos nos processos de aprendizagem. Este projeto cria condições para uma maior aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades relacionadas às atividades curriculares.
Os técnicos auxiliarão os alunos em dúvidas da disciplina e trabalhos práticos. Além disso, auxiliarão o professor em tarefas didáticas e programas de nivelamento. Os técnicos também realizarão estudos para aprofundar seu conhecimento.
3. Justificativa
Devido ao alto número de reprovações registradas, procura-se novas estratégias de aprendizagem através da monitoria.
4. Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem e ao mesmo tempo gerar oportunidades para que alunos exercitem outras formas de