Corpo
Entre os três tipos de massagem existentes, vamos aqui abordar a massagem estética, sendo esta calmante, drenante, repousante e tonificante.
A massagem estética é praticada para combater a decadência física, a obesidade e a celulite. É realizada para o embelezamente da pele, ou somente com a finalidade de proporcionar relaxamento. Os seus principais benefícios são: melhoria da circulação sanguínea, maior eficácia na eliminação de toxinas do organismo, melhor funcionamento de certos órgãos e aparelhos, prevenção de edemas, neuroses, esgotamentos, infeções e insónia.
Neste estudo de caso optei pela massagem manual, e não recorri a técnicas mais mecânicas, apesar de ser possível fazê-lo. A massagem manual é mais adaptável pois as mãos moldam-se perfeitamente ao corpo, sendo muito adaptáveis, e isto aumenta a eficácia do tratamento. Por outro lado, também a cliente revelou preferência no contacto humano.
As manobras da massagem devem seguir sempre um método, tendo o cuidado de conduzir os movimentos respeitando o sentido das fibras musculares e em direção ao coração e/ou às concentrações linfáticas, pois são pontos excelentes de drenagem.
1.1. A LIPODISTROFIA (CELULITE)
A lipodistrofia é uma afeção extremamente frequente na população feminina.
O termo celulite significa inflamação. Trata-se de uma afeção e transformação do tecido conjuntivo sobre a influência de vários fatores e que tecnicamente se denomina lipodistrofia.
A celulite pode aparecer em qualquer idade, tendo no entanto uma certa predisposição para aparecer durante a puberdade. Apesar de não ser um problema hereditário, a celulite afeta com frequência membros da mesma família, sobretudo as mulheres. Isto deve-se essencialmente a hábitos de vida (sedentarismo) e de alimentação que partilham e perpetuam.
1.1.1. COMO SE FORMA A LIPODISTROFIA:
A celulite apresenta 4 fases: a congestiva, a exsudativa, a fibroblástica e a cicatricial.
A primeira fase carateriza-se por um estagnamento