corpo e construçao do conhecimento
441 palavras
2 páginas
Corpo e Construção do Conhecimento: Uma Reflexão para a Educação Infantil Maria Célia Morais Dias começa seu texto com alguns questionamentos. E um destes é o processo de simbolização do corpo, que é o primeiro instrumento de pensamento da criança no diálogo com o mundo. O corpo não é neutro, mas ele se nutre das relações pessoais e culturais, através deste instrumento de diálogo a criança pode se apropriar da cultura e construir o pensamento. O desenvolvimento psicomotor permite a criança uma postura ativa diante do mundo No primeiro momento movimento comanda o pensamento, entre tanto logo mais a criança se tornará sujeito de suas ações através da capacidade de simbolização, tendo o corpo como mediador deste processo. De acordo com a autora, a partir do segundo ano de vida através da imaginação que se forma de jogo simbólico, a criança irá gradativamente projetar seu pensamento por meio do desenvolvimento que irá lhe possibilitar ultrapassar os limites sensório-motores do comportamento.
Através do jogo simbólico se obtém a primeira possibilidade de pensamento propriamente dito. A imaginação da criança surge em forma de jogo, sendo um instrumento primeiro de pensamento e enfrentamento da realidade. O conhecimento deixa apenas de existir no tocar e sentir no limite dos seus sentidos corporais, agora o mundo inteiro pode estar presente e dentro do pensamento, uma vez que é possível imaginá-lo.
A criança passa a brincar com a sua imaginação, pega um retalho que encontra no chão, e ele logo vira uma minhoca, que se transforma em borboleta e logo sai voando. Esta inteligência simbólico-corporal se amplia com a utilização de objetos transformados em brinquedos. Por isso da origem a diferentes linguagens.
Com este processo a criança vai gradativamente se construindo como individuo cultural, se apropriando de diversas áreas de conhecimento, construindo assim um instrumento de pensamento.
A partir das reflexões