corosao
Do ponto de vista econômico os prejuízos causados atingem custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento isso sem contar com os acidentes e as perdas de vidas humanas. (Nunes e Lobo, 1990).
Corrosão química
A corrosão química, também conhecida como seca, por não necessitar de água, decorre do ataque de um agente químico diretamente sobre o material, sem transferência de elétrons de uma área para outra. No caso de um metal, o processo consiste em uma reação química entre o material metálico, e o meio corrosivo, resultando na formação de um produto de corrosão sobre a sua superfície. Um exemplo desse processo é a corrosão de zinco metálico em presença de acido sulfúrico.
A corrosão química é um produto da era industrial e ocorre em equipamentos que trabalham aquecidos, tais como: fornos, caldeiras, unidades de processo, etc.
Estes processos são menos frequentes na natureza, envolvendo operações onde as temperaturas são elevadas. Tais processos corrosivos se caracterizam basicamente por:
- ausência da água líquida;
- temperaturas, em geral, elevadas, sempre acima do ponto de orvalho da água;
- interação direta entre o metal e o meio corrosivo.
Existem processos de deterioração de materiais que ocorrem durante a sua vida em serviço, que não se enquadram na definição de corrosão. Um deles é o desgaste devido à erosão, que remove mecanicamente partículas do