COROSÃO DOS METAIS
CORROSÃO DOS METAIS
PATO BRANCO – PR
MARÇO 2014
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DA INDÚSTRIA
CORROSÃO DOS METAIS
Trabalho da disciplina de tecnologia dos materiais submetida ao SENAI- Serviço Nacional da Indústria como requisito para avaliação. Orientador: Prof.
PATO BRANCO – PR
MARÇO 2014
Sumário
INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo levar um conhecimento mais amplo sobre o tema corrosão. Corrosão é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial, ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio. Desta forma, utilizamos os meios de pesquisa para detalhar o assunto que será abordado a seguir.
DEFINIÇÃO A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Dá-se em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. Ao se considerar o emprego de materiais na construção de equipamentos ou instalações é necessário que estes resistam à ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas. A corrosão pode incidir sobre diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, ou não metálicos, como plásticos, cerâmicas ou concreto.
2 – CORROSÃO UNIFORME Corrosão uniforme é aquela caracterizada pelo ataque em toda a superfície metálica que mantém contato com o meio corrosivo, com consequentemente diminuição da espessura.
3 – CORROSÃO LOCALIZADA Ocorre quando uma ou mais regiões isoladas são corroídas ou apresenta processo corrosivo diferenciado diferente em relação a uma maior área exposta ao meio de corrosão. Existem dois tipos de corrosão localizada: a corrosão localizada alveolar,