Cores primarias, terciarias e secundarias
As cores Terciárias são designadas desta forma, por resultarem da mistura entre uma cor primária com uma cor secundária ou pela mistura das três cores primárias. Não compõem o círculo cromático.
Cores Neutras
O branco, o preto e o cinzento são tidas como cores neutras.
Na realidade assim se chamam pela sua origem .
O branco é a soma de todas as cores e implica a presença de luz.
O preto é oposto ao branco, significa total ausência de luz e aparentemente, não deriva de qualquer cor.
O cinzento, ou os vários tons de cinzento têm origem na mistura, em diferentes quantidades, do branco com o preto.
As cores neutras não se afirmam muito, por si só.Ao misturar uma das diversas cores com o branco, o resultado será sempre uma cor clara. O oposto acontece quando se mistura uma cor com o preto, pois o resultado será sempre uma cor escura.
Cores Aditivas
A mistura aditiva da luz vermelha e verde produz tons de amarelo, laranja, ou marrom.14 A mistura do verde e azul produz tons de ciano, e a mistura de vermelho e azul produz tons de púrpura, incluindo o magenta. A mistura de proporções iguais das cores primárias aditivas resulta em tons de cinza ou branco; o espaço de cores que é gerado é chamado de espaço de cores RGB.
Cores subtrativas
Durante o século 18, conforme os teóricos se tornaram cientes dos experimentos científicos de Isaac Newton com luzes e prismas, o vermelho, amarelo e azul se tornaram as cores primárias canônicas - supostamente as qualidades sensórias fundamentais que são misturadas na percepção de todas as cores físicas e igualmente na mistura física de pigmentos ou corantes. Esta teoria se tornou dogma, apesar de abundantes evidências de que as misturas das cores primárias vermelho, amarelo e azul não conseguiram reproduzir todas as outras cores, e tem sobrevivido na teoria das cores até os dias atuais.21
Usando o vermelho, amarelo e azul como cores primárias temos uma gama de cores relativamente pequena, na