Aids
A Aids - Acquired immune deficiency syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana mais conhecido como HIV do latim -Human immunodeficiency virus.
Modo de transmissão
O HIV(vírus) pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Todo ou qualquer contato íntimo sem uso de camisinha;
Seringas e agulhas contaminadas;
Manipular feridas ou líquidos corporais sem luvas;
Não seguindo o tratamento da AIDS durante a gravidez não evitando a contaminação do bebê;
Amamentando crianças (com a mãe sendo portadora do vírus)
Não se pega AIDS
Através do contato com a saliva, suor, lágrimas e:
Através do beijo, abraço, cumprimento;
Masturbação;
Usar o mesmo sabonete, toalhas ou lençóis;
Frequentar a mesma piscina, usar a mesma banheira;
Picada de insetos;
Usar o mesmo copo, prato ou talher.
Sintomas
Os primeiros sintomas da AIDS manifestam-se após um tempo de 3 a 6 semanas, após a infecção com o vírus HIV. Mas, grande parte dos indivíduos só apresentam os principais sintomas da AIDS após, aproximadamente, 8 a 10 anos da data da contaminação.
Primeiros sintomas: febre alta; mal estar; dor de garganta; tosse seca. Esses sintomas duram, em média, 14 dias e podem ser confundidos com outras doenças, como a gripe, por exemplo. Nessa fase, mesmo que se faça o teste do HIV, o resultado será falso-negativo. Ou seja, o indivíduo está contaminado com o HIV, já pode infectar outros, mas a doenças ainda não consegue ser detectada pelo exame. Isso se deve ao fato da doença ainda estar