Cores Decoração
Harmonizar o espaço
Descrever gosto e características do morador.
Combinação para um significado visual expressivo.
Técnicas:
Complementaridade: destaque em um ou mais pontos no espaço.
Relações luminosidades x espaço:
Monotonicidade ou Monocromia: adição de preto ou branco em uma dada cor com o propósito de se obter uma harmonia, e outras variações diferentes destas formas.
Cores complementares
Diametralmente opostas.
Cores harmônicas
As tidas como harmônicas são aquelas que estão localizadas entre as primárias no circulo cromático. Observe, por exemplo, que entre o azul e amarelo encontram-se variações da cor verde e azul. Situadas desta forma, elas são também chamadas de análogas e possuem a característica de serem derivadas da mesma família.
Efeitos de Cores Complementares e Harmônicas
Os efeitos são possíveis sensações como já foi visto no artigo Cores e suas funcionalidades na Decoração. Com base nisso cores situadas na faixa do vermelho ao amarelo são consideradas cores quentes, ao passo que as situadas entre o vermelho e azul são consideradas cores frias. Já entre o azul e amarelo podem variar entre quentes e frias dependendo do caso. A partir daí, é possível se estabelecer combinações para criar efeitos interessantes conforme a sensação que se deseja.
O ideal é de tentar estabelecer um equilíbrio de maneira que as escolhidas não “briguem entre si” seja atenção que sugestionam ou pela sensação de frio ou quente que possuem. Logo faz sentido escolher duas complementares de maneira que se uma for quente, a outra deve ser fria para não criar uma sensação não muito agradável.
Em qualquer situação a adoção de cores com intensidade de maneira que praticamente sugiram o mesmo valor de “atenção”, pode acarretar um efeito desagradável. Claro que isso é relativo uma vez que este feito pode ser interessante em algumas situações. Por outro lado, pode-se adotar uma paleta de cores adjacentes com efeito menos contrastante e mais harmonioso como ocorre em